Hebreus 4:12 Versículos Paralelos


Hebreus 4:12 : Pois a palavra de Deus é viva e eficaz. Mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, ela penetra até dividir alma e espírito, juntas e medulas; julga os pensamentos e atitudes do coração.


Hebreus 4:12: Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração .

Hebreus 4:12, Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Hebreus 4:12,: Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, penetrando até a divisão da alma e do espírito, das juntas e medulas, e capaz de julgar os pensamentos e intenções do coração.

Versículos da Bíblia sobre o envolvimento de Deus em nossas vidas

Hebreus 4:12, : Pois a palavra de Deus é viva e poderosa. É mais afiada que a mais afiada espada de dois gumes, cortando entre alma e espírito, entre juntas e medulas. Ele expõe nossos pensamentos e desejos mais íntimos.

Hebreus 4:12, : Porque a palavra de Deus é viva e eficaz e mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, penetrando até a separação da alma e do espírito, juntas e medulas. É capaz de julgar os pensamentos e intenções do coração.

A Palavra de Deus está operando em você | Desejando a Deus

 O que significa Hebreus 4:12

Este é provavelmente um dos versículos mais citados na Bíblia e um destaque do livro de Hebreus.

Até este ponto, o capítulo 4 explicou por que os cristãos devem se esforçar ao máximo para cumprir a vontade de Deus. Israel falhou em confiar em Deus nas fronteiras de Canaã (Números 13-14), o que levou uma geração inteira a vagar pelo deserto, em vez de encontrar seu "descanso" na Terra Prometida (Hebreus 3:16-17). Assim como Deus descansou apenas quando Sua obra criativa foi feita (Hebreus 4:3-4), também podemos "descansar" em nossas maiores recompensas celestiais possíveis se "mantermos firme" nossa fé até o fim (Hebreus 3:6 ). Isso significa completar a obra que Deus nos deu para fazer (Hebreus 3:10-11). Não se trata de salvação, que é garantida a todos os que confiam em Cristo (João 6:39-40). Em vez disso, trata-se das recompensas celestiais que podemos ganhar - ou perder - com base em nossa confiança e obediência a Deus (Apocalipse 2:26-27).

Dado o contexto desta passagem, carregada de referências do Antigo Testamento, trata-se claramente das Escrituras escritas. Especificamente, que a medida final para nossa obediência a Deus é a Sua Palavra. Hebreus 3:12 adverte os cristãos a "tomar cuidado" contra ter um coração de incredulidade. A única maneira de diagnosticar corretamente essa condição é com a Bíblia.

As imagens usadas aqui em Hebreus são populares, mas facilmente mal compreendidas por um leitor moderno. A palavra grega traduzida como "espada" é machairan , muitas vezes usada genericamente para "espada" ou "punhal" no Novo Testamento. No entanto, a mesma palavra também é usada para descrever a lâmina empunhada por Pedro no Getsêmani (João 18:10). Aos olhos modernos, a arma de Pedro era menos uma espada de soldado e mais de um grande pescador. faca. Na verdade, um pescadormachairan foi feito principalmente para cortar carne - ao contrário das verdadeiras "espadas" militares que eram mais duras, mas menos afiadas.

Seja a "espada" militar ou a "faca" do cortador de carne, essa perspectiva torna a metáfora desse versículo ainda mais vívida. Diz-se que a "espada" separa as "articulações e medula", provavelmente uma referência a tendões, ligamentos e outras partes carnudas. Estas são das palavras gregas harmōn e myelōn . Esses tecidos estão escondidos, difíceis de alcançar e aparentemente indistinguíveis. Uma lâmina afiada, como uma machairan , pode descobrir e separar essas coisas.

Sermão: Deus Fala Através de Sua Palavra

Da mesma forma, a Palavra de Deus pode até separar coisas espirituais que parecem completamente entrelaçadas, como a alma e o espírito. Isso não deve ser literal, pois a Bíblia geralmente usa esses termos de forma intercambiável. Em vez disso, esta é uma explicação gráfica de quão completamente a Palavra de Deus pode distinguir entre os piedosos e os ímpios. Para o homem, a alma e o espírito parecem indistinguíveis, mas a Palavra de Deus pode – metaforicamente – até discernir entre eles. Este incrível poder de "cortar" das Escrituras é, portanto, uma ferramenta para separar nossos próprios pensamentos em bem e mal.

A Bíblia fornece tudo o que precisamos para saber a diferença entre atos espirituais verdadeiramente altruístas e atos que são realmente egoístas e ímpios (Mateus 7:21-23). A condenação dos fariseus por Jesus descreve como o comportamento exteriormente piedoso em si nem sempre é obediência (Mateus 23). É possível ler a Palavra e ainda assim deixar de seguir a vontade de Deus, devido à rebelião (2 Pedro 3:16) ou orgulho (João 5:39-40).

O contexto deste versículo é crucial. O versículo 11 advertiu os cristãos a se esforçarem para obedecer a Deus, para que não percamos nossas recompensas celestiais. Aqui no versículo 12 somos lembrados de que a Palavra nos dá todo o poder que precisamos para aprender a verdadeira vontade de Deus (Romanos 12:2; Filipenses 1:9). O versículo 13 mostrará que é impossível escapar do julgamento de Deus: ninguém está além de Sua vista (2 Coríntios 5:10). Mesmo assim, somente em Cristo encontramos um Deus que realmente entende nossos fracassos (Hebreus 4:14-16).
Resumo do Capítulo
No capítulo 4 de Hebreus, o autor refina o tema do capítulo 3. Toda uma geração de Israel perdeu sua herança da Terra Prometida devido à falta de fé. Aqui, o autor destaca que o descanso prometido por Deus ainda é oferecido, por meio de Cristo. A verdade afiada da Palavra de Deus separará o que é verdadeiramente espiritual do que é infiel. Devemos fazer todo esforço para obter nossa herança em Cristo, que é algo separado de nossa salvação eterna. Também podemos estar confiantes, sabendo que Jesus pode se solidarizar de maneira única com nossas tentações e sofrimentos.

Resumo do Contexto
Hebreus 4:1–13 assegura aos cristãos que eles não perderam a oportunidade de desfrutar do “descanso” prometido por Deus. O capítulo 3 advertiu sobre os perigos de perder a fé e desobedecer a Deus. Nesta passagem, o escritor aponta que salmistas como Davi, que veio muito depois de Moisés, encorajaram Israel a obter o descanso de Deus “hoje”. somente sofreram prejuízo quando deixaram de completar o trabalho que lhes foi designado, os cristãos devem se esforçar para completar o trabalho que lhes foi dado por Deus, a fim de obter as maiores recompensas celestiais. A ferramenta mais poderosa que temos neste esforço é a afiada Palavra de Deus.

Postar um comentário

0 Comentários