Na tarde de quinta-feira, ouvi o sermão de Bud Burk sobre
oração da semana passada. Fiquei profundamente emocionado. Cristo foi ao
Getsêmani e à cruz para que eu pudesse orar. O acesso a Deus em nome de Jesus
foi caro.
Minha tarefa hoje é fazer pela Bíblia o que Bud fez pela
oração. Nosso traje na semana de oração a cada ano é intercalar a semana com
uma mensagem sobre oração e uma mensagem sobre a palavra de Deus. Porque os
dois estão intimamente relacionados na Bíblia e na experiência cristã.
O salmista ora: “Inclina o meu coração aos teus testemunhos”
(Salmo 119:36). Ele ora para que ele quer ler e meditar na palavra de Deus. A
oração e a palavra.
Ele ora: “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as
maravilhas da tua lei” (Salmo 119:18). Ele ora para que veja maravilhas nas
Escrituras. A oração e a palavra.
Paulo diz: “Tomai a espada do Espírito, que é a palavra de
Deus, orando em todo o tempo no Espírito” (Efésios 6:17-18). Tome a palavra
orar. A oração e a palavra.
Ele diz: “Rogai por nós, para que a palavra do Senhor avance
e seja honrada” (2 Tessalonicenses 3:1). Ore para que a palavra irrompa e
triunfe. A oração e a palavra.
E os apóstolos disseram que eles fizeram “nossos dedicaram à
oração e ao ministério da palavra” (Atos 6:4). A oração e a palavra.
“Acreditamos que Deus falou na história e a Bíblia é o
depósito oficial dessa palavra para todos os tempos.”
Assim, intercalamos a semana de oração com mensagens sobre
oração e a palavra em torno da semana de oração, porque a Bíblia como uma tão
intimamente e porque acreditamos que essa posição é a chave para viver a vida
cristã. É isso que tentarei mostrar hoje com ilustrações de como isso realmente
funciona. O texto sobre o qual construiremos é 1 Tessalonicenses 2: 13-14:
E também recebe realmente constantemente quando a Deus por isto, que recebestes a palavra de Deus, que de nós ouvistes, a não como palavra de homens, mas como o que é, a palavra de Deus, que opera em vocês crentes. Pois vocês, irmãos, tornaram-se imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia.
1. Deus falou.
Versículo 13b: “Recebestes a palavra de Deus, que de nós
ouvistes, não a aceitastes como palavra de homens, mas como o que realmente é,
a palavra de Deus”. Então, duas vezes ele chama sua comunicação de “palavra de
Deus”. Esta não é apenas a palavra do homem. Paulo está falando. Mas é a
palavra de Deus. Deus falou e agora está falando através de Paulo.
Acreditamos que Deus falou na história e que, por
inspiração, a Bíblia é o depósito oficial dessa palavra para todos os tempos.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino,
para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça, a fim de que o
homem de Deus seja competente e habilitado para toda boa obra. (2 Timóteo
3:16-17)
2. Sua palavra vem a nós em palavras humanas.
No meio do versículo 13, Paulo diz: “Vocês receberam a
palavra de Deus, que vocês ouviram de nós”. Você ouviu a palavra de Deus de
nós. Nós somos humanos. Deus é divino. Estamos falando em nome dele. Sua
palavra é ouvida em palavras humanas.
Cristo havia designado apóstolos que seriam seus porta-vozes
autorizados. Ele os ensina, guia e inspira (e um grupo de irmãos próximos a
eles) e eles falam sua palavra em seu nome com sua autoridade.
Paulo disse em 1 Coríntios 2:13: “Nós transmitimos [a
verdade de Deus] em palavras não ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas
pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para aqueles que são
espirituais”. Isto é o que temos no Novo Testamento – a palavra de Deus mediada
para nós nas palavras divinamente ensinadas dos homens. As palavras de Deus vêm
a nós em palavras humanas.
3. Os tessalonicenses ouviram as palavras de Paulo.
Versículo 13b: “Quando recebestes a palavra de Deus, que de
nós ouvistes. . . .” Deus falou, os humanos deram sua palavra através de suas
palavras, e os tessalonicenses ouviram isso. Eles ouviram os sons. Eles conheciam
a língua grega. Eles construíram significado com suas mentes.
Deus usa humanos para entregar sua palavra, e ele a entrega
aos humanos. As mentes humanas ouvem e entendem a palavra de Deus, e então
outro conjunto de mentes humanas a recebe daquelas bocas humanas e novamente a
ouve e entende.
Nada foi dito ainda sobre como os tessalonicenses avaliaram
as palavras. Apenas que eles estão ouvindo e, por implicação, eles estão
interpretando. Eles estão tentando entender o que ouvem. Isso é o que fazemos
quando ouvimos alguém falar. Assim, os tessalonicenses ouviram as palavras de
Paulo.
4. Ao ouvirem, Deus agiu em suas mentes e corações.
O que ele fez? E como sabemos disso?
O que ele fez foi capacitá-los a receber as palavras de
Paulo como a palavra de Deus. Versículo 13b: “Quando vocês receberam a palavra
de Deus, que vocês ouviram de nós, vocês a aceitaram não como palavra de
homens, mas como o que realmente é, a palavra de Deus”. Foi isso que Deus fez.
Ele abriu a mente e o coração deles para saberem que Paulo estava falando a
palavra de Deus, e deu-lhes a inclinação para recebê-la pelo que é, não meras
palavras humanas, mas a palavra de Deus.
Como sabemos que Deus fez isso? Porque no início do
versículo 13, pouco antes de dizer que receberam sua palavra como a palavra de
Deus, Paulo diz: “E também damos constantemente graças a Deus por isso”. Para
que? “Que quando você recebeu a palavra de Deus, que você ouviu de nós, você a
aceitou não como palavra de homens, mas como o que realmente é, a palavra de
Deus”.
Mas por que Paulo agradeceria a Deus por isso? Por que ele
agradeceria a Deus que o coração dos tessalonicenses compreendeu a natureza
divina da palavra humana? Por que ele agradeceria a Deus que os corações dos
tessalonicenses abraçassem as palavras humanas como palavras divinas? A razão é
que Deus os capacitou a fazer isso.
É o mesmo que quando Pedro disse a Jesus: “Tu és o Filho de
Deus”, e Jesus respondeu: “Não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai
que está nos céus” (Mateus 16:17). Em outras palavras, Deus capacitou Pedro a
ver que a pessoa humana de Jesus era mais do que humana. E Deus capacitou os
tessalonicenses a ver que as palavras humanas de Paulo eram mais do que
humanas.
“Agradecemos a Deus que . . . aceitaste a nossa palavra não
como palavra de homens, mas como o que realmente é, a palavra de Deus”.
Agradecemos a Deus porque Deus lhe deu olhos para ver a palavra como ela
realmente é.
Se você acolheu o evangelho como a palavra de Deus e creu,
foi assim que aconteceu com você. Deus abriu seus olhos. Deus inclinou seu
coração. Você viu nas palavras do homem, a palavra de Deus (veja João 8:47;
18:37; 1 João 4:6).
5. Os tessalonicenses aceitaram a palavra de Paulo como a
palavra de Deus.
Já o dissemos, mas merece o seu próprio ponto. Ponto 4: Deus
agiu. Ponto 5: o resultado foi que os tessalonicenses aceitaram a palavra de
Paulo como a palavra de Deus.
Há outra palavra para essa recepção no versículo 13: crença,
ou fé, ou confiança. “Você a aceitou não como palavra de homens, mas como o que
realmente é, a palavra de Deus, que está operando em vocês, crentes”. Ele os
está chamando de crentes agora precisamente porque eles aceitaram sua palavra
como a palavra de Deus.
Assim, a fé salvadora envolve a obra de Deus, abrindo os olhos de nossos corações (Efésios 1:18) para ver a mensagem de Paulo como a palavra de Deus e aceitá-la, abraçá-la, recebê-la. A fé não olha a palavra de Deus de longe
7. A operação da palavra de Deus produziu alegre
perseverança no sofrimento.
Observe a conexão entre os versículos 13 e 14. Fim do
versículo 13: “que está operando em vocês crentes. Pois vocês, irmãos,
tornaram-se imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia.
Pois você sofreu as mesmas coisas de seus próprios compatriotas como eles
sofreram dos judeus”.
Paulo está dando evidência de que a palavra de Deus está
operando neles. E ele diz que receber a palavra de Paulo como a palavra de Deus
levou ao sofrimento. Mas isso por si só não provaria que a palavra de Deus
estava operando neles, porque eles poderiam ter respondido à sua aflição com
raiva, dúvida e incredulidade. Mas eles não o fizeram. Como sabemos disso?
Porque Paul já havia dito isso claramente, e é por isso que ele não precisava
aqui. Veja 1 Tessalonicenses 1:5-6:
Nosso evangelho veio a você não apenas em palavras, mas
também em poder e no Espírito Santo e com plena convicção. Você sabe que tipo
de homens provamos estar entre vocês por sua causa. E vocês se tornaram nossos
imitadores e do Senhor, pois receberam a palavra em muita tribulação, com a
alegria do Espírito Santo.
Pelo Espírito Santo, Deus lhes deu poderosamente alegria no
meio de sua aflição. “Nosso evangelho veio a vocês em poder e no Espírito
Santo. . . E recebestes a palavra em muita tribulação, com a alegria do
Espírito Santo”.
Agora, quando voltamos a 1 Tessalonicenses 2:13-14, vemos
como Deus faz isso. Ele faz isso por sua palavra. Versículo 13, no final: “A
palavra de Deus, que opera em vocês, crentes. Pois vocês, irmãos, tornaram-se
imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia. Por você
sofreu. . . .” Na verdade, você sofre com alegria. Alegria no Espírito Santo.
O Espírito Santo estava lhes dando alegria no sofrimento
pela operação da palavra em seus corações e mentes.
Aplicando o texto à sua vida
Então aqui está a verdade que eu extraio disso para viver a
vida cristã: pela obra do Espírito Santo, Deus derrota a tentação (como a
tentação de ficar com raiva e deprimido que você está sofrendo) despertando
alegria através da crença na palavra de Deus que opera em nós. E essa palavra é
mais centralmente a boa notícia de que Cristo morreu por nós para que todas as
promessas de Deus sejam sim nele (2 Coríntios 1:20).
Então, vamos dizer a lição de outra maneira agora. Vivemos a
vida cristã, andamos pelo Espírito, quando o Espírito Santo vence nossas
tentações de pecar despertando alegria pela fé nas promessas de Deus compradas
pelo sangue que estão operando em nós. Então você vê a dinâmica em ação aqui: o
Espírito Santo, a palavra de Deus, fé e alegria. Pelo Espírito, confiamos nas
promessas que trazem alegria que derrota a tentação. E o tempo todo estamos
orando!
Então agora deixe-me ilustrar como isso funciona. Me ajuda
ter uma sigla chamada APTAT.
R – Admito que não posso fazer por mim mesmo o que precisa
ser feito.
P — Peço a ajuda de Deus.
T — Confio em uma promessa específica que ele fez.
R – Eu ajo para fazer o que Deus está me chamando para
fazer.
T — Agradeço-lhe a ajuda quando termino.
Então, aqui está como funciona com tentações para pecados
específicos.
A tentação do medo
Deus o chamou para fazer algo. Você sabe que está certo, mas
tem medo. O que você faz?
Você admite honesta e humildemente: “Tenho medo e não posso
fazer isso sozinho”. Então você ora: “Ó Deus, dá-me coragem. Por favor, não me
deixe ser governado pelo medo. Leve embora.”
Então você se lembra de uma promessa específica, feita sob
medida, comprada com sangue, que Cristo garantiu para você por meio de seu
sangue: “Não temas, porque estou com você; não se assuste, pois eu sou o seu
Deus; Eu te fortaleço, te ajudo, te sustento com a minha destra da justiça”
(Isaías 41:10). Você confia nesta promessa. Você diz a Deus: “Eu tomo essa
promessa para mim. Eu confio em você. Você agora é minha ajuda.”
E você age. Você age, crendo que Deus, o Espírito Santo,
está agindo em você por sua palavra através de sua fé. E quando terminar, você
abaixa a cabeça e diz: “Obrigado. Obrigada."
A tentação da cobiça ou ganância
Você deseja algo que você não precisa. E o desejo cresce e
começa a ser muito poderoso. Você está perdendo seu contentamento em Cristo –
começando a sentir que, se não tiver isso, ficará infeliz e talvez até
desistirá de Deus. O que você faz?
Você admite que não pode vencer isso. Está muito forte. Você
precisa da ajuda de Deus. Ajuda poderosa. Então você ora: “Pai, preciso da sua
ajuda. Por favor, conquiste minha cobiça. Tire esse desejo. Restaura minha
alegria e meu contentamento.”
Então você se lembra de uma promessa específica feita sob
medida, comprada com sangue, como Hebreus 13:5-6: vos deixarei nem vos
desamparareis.” Assim, podemos dizer com confiança: “O Senhor é o meu ajudador;
não temerei; o que o homem pode fazer comigo?'”
E você confia nessa promessa. Você diz: “Sim, Senhor. Sim. Você nunca vai me deixar. Você vai cuidar de mim. Você é o suficiente. Você é meu contentamento. Eu confio em você. Eu acredito em você." E você age. Você se afasta do ídolo. E quando você se afasta do ídolo cobiçado, você
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